Dr. Fabio Barros tira dúvidas sobre Fios de PDO

O tema de hoje é: dúvidas sobre Fios de PDO. A gente sabe que durante o processo natural de envelhecimento da pele, começa a ocorrer algumas quedas na nossa face. Surge aquele bigode chinês, as rugas de Marionete, a pele fica um pouco mais flácida, e aí, a gente precisa recorrer a alguns tratamentos. Um que está entre os mais procurados aqui no meu consultório, é o famoso Fio de PDO. E aí, eu resolvi trazer para vocês cinco perguntas muito frequentes na minha rede social e também aqui no meu consultório. 

A primeira delas é: 

De que material é feito o fio de sustentação e quais são as suas vantagens?

O Fio de Sustentação é feito de polidioxanona, um material altamente biocompatível. Ele vai ajudar, tanto a sustentar a pele, que vai criar um pequeno efeito lift na face e, ao mesmo tempo, bioestimular o colágeno. Ou seja, vai estimular o colágeno da sua própria pele.

A segunda pergunta é:

Quais são os diferentes tipos de Fios de PDO?

Eu separei aqui um exemplo de formatos de Fios de PDO. Os fios lisos vão servir apenas para estímulo de colágeno. Eles não vão dar sustentação na face. E esse fio liso vai servir mais para regiões de olheira e região de rugas muito fininhas. A gente tem também os fios parafusos, que vão servir para as regiões de rugas um pouquinho mais profundas, como por exemplo, uma região do bigode chinês que não esteja tão fundo, tão marcado. Aí a gente tem os fios espiculados e o fio esculpt, que são dois fios de sustentação, que vão ajudar a promover o efeito lift na pele.

É muito importante a gente entender que o Fio de PDO não vai promover um alto efeito lift, ele faz um efeito lifting bem suave que vai também estimular o colágeno. Então essa é a grande vantagem do Fio de PDO, o de ele conseguir estimular o colágeno e criar um pequeno efeito lift. E a gente tem também, fio Matrix, que é um fio mais gordinho que vai servir para as regiões de glabela, regiões também de sulco nasogeniano, rugas um pouquinho mais profundas. Então, o FIo de PDO vai ajudar a estimular o colágeno e aumentar um pouquinho o volume dessas regiões.

A terceira pergunta é:

Quais os locais de aplicação dos Fios de PDO?

Os Fios de PDO podem ser aplicados na face inteira. A gente pode utilizar os fios lisos na região de papada, que vai ajudar a estimular o colágeno nessa região, aumentar a espessura da pele. Nas regiões de bigode chinês, no nariz, a gente pode levantar a pontinha do nariz com o fio espiculado, a gente consegue criar essa tração e melhorar a pontinha do nariz. A gente pode melhorar a região da glabela com preenchedor. É um pouco arriscado você trabalhar mas, utilizando o Fio de PDO, a gente tem muito mais segurança. E a gente pode conseguir com os fios espiculados o efeito lift de tração, aplicando todas essas regiões aqui, fazendo esse efeito lift e, ao mesmo tempo, estimulando com a produção de colágeno.

Dr. Fabio Barros Tira dúvidas sobre Fios de PDO
Dr. Fabio BArros, em seu quadro na RedeTV

A quarta pergunta é:

Qual a durabilidade dos Fios de PDO?

Os Fios de PDO, depois que inseridos, terão uma durabilidade de três a seis meses. Eles vão ficar ali por esse período de 3 a 6 meses. Depois disso, eles somem e fica uma Trama de colágeno. Então assim começa o efeito de estímulo de colágeno, de bioestimulação. E esse efeito bioestimulador vai ter uma durabilidade de até dois anos.

A quinta pergunta:

Quais os cuidados que eu devo ter após a instalação dos Fios de PDO? 

Esse é um procedimento bastante tranquilo, onde o paciente não necessita se afastar das suas atividades de rotina. Ele pode ter, no máximo, um pouco mais edema, um pouco mais

de incômodo. Pode deixar a face um pouco mais esticada, em excesso, mas nada demais, nada que faça o paciente se afastar de suas atividades. A gente pede para esse paciente não realizar movimentos muito intensos da face, ou muito bruscos, como sorrir intensamente, gargalhadas. Ele precisa evitar um pouco isso. Evitar esforço físico também é importante, para não tirar a tração nesse fio.

Sou Dr. Fábio Barroscirurgião dentista, especialista em harmonização orofacial.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário