Harmonização Facial guiada
Harmonização Facial guiada: Dr. Fabio Barros e Dra. Carolina Peron falando sobre Harmonização Orofacial Guiada. Olá, Rodrigo e todos da RedeTV, como sempre é um prazer enorme estar com vocês aqui. Sou o Dr. Fabio Barros, cirurgião dentista, especialista em harmonização orofacial e o objetivo do nosso programa é falar sobre técnicas de harmonização facial e, principalmente, alertar a população sobre os riscos que ela pode correr quando realizar esse procedimento em locais inadequados.
Falaremos sobre harmonização orofacial guiada.
E para isso, trouxe minha convidada especial, a Dra. Carolina Peron.
A Dra Carolina Peron, é sócia nos Cursos de Soluções e Intercorrências e Ultrassonogragfia da Face, os dois foram os percursores no uso da ultrassonografia, Dr. Fabio Barros, no Rio de Janeiro e Dra. Carolina Peron em Niterói
Esse dispositivo, que é a ultrassonografia, serve para guiar os nossos procedimentos.
A Ultrassonografia é importante em todas as etapas da Harmonização Facial
Nesse vídeo falaremos um pouco sobre a experiência na utilização da ultrassonografia na harmonização facial guiada, contando a importância desse procedimento que a gente tanto utiliza.
A Ultrassonografia da Face para mim é fundamental. Eu hoje em dia eu não me sinto segura realizando procedimentos sem a Ultrassografia. Nas três fases da harmonização a Ultrassonografia é importante, tanto para planejar o caso, quando a gente vai avaliar a pele do paciente, quando ele chega no consultório para verificar se tem algum material pré-existente, se já tem algum processo infeccioso ali naquele local. Documentar isso inclusive, durante o procedimento utilizo a ultrassonografia para guiar até o local onde coloco o meu material, exatamente na camada correta.
Para quem não sabe, na Ultrassografia consigo enxergar tudo o que acontece por baixo daquela pele. Então, em vez de injetar às cegas, eu consigo injetar olhando o que estou fazendo ali exatamente, né? Portanto, ela é um grande artifício para evitar complicações.
Isso, e aí evito a complicação. Consigo realizar um procedimento, inclusive se em um paciente, não pode injetar em algum local, eu consigo desviar daquele local, utilizando a Ultrassografia e, após o procedimento, eu avaliarei como está a circulação daquele paciente, se o material está no local que quero que ele fique, né? Inclusive documentando isso para o cirurgião dentista, isso é importantíssimo.
E isso é uma situação muito importante porque, hoje em dia, a gente tem muitos pacientes que realizaram aqueles preenchedor antigos, como silicone, o polimetilmetacrilato e o hidrogel. O ideal é a gente que a gente não injete nesse local onde foi realizado esse procedimento.
E aqui no consultório, aconteceu recentemente, um paciente veio aqui, e falou que não realizou nenhum procedimento anteriormente, só que clinicamente a gente já conhece, né Carol? Tenho anos de formado nessa, área de harmonização orofacial, então olhei e falei não, ali tem alguma coisa, aí passei a ultrassonografia, e estava lá um PMMA enorme, né? Então, em razão da imagem obtida, eu contraindicaria o procedimento naquele local. Porém, eu consegui realizar o procedimento nele com segurança, colocando o preenchedor em outra região, de forma que conseguisse criar uma Harmonia no rosto dele.
A Ultrassonografia esclarecendo dúvidas
Então, quando o paciente tem o material permanente, ele não precisa esconder isso. Isso consegue utilizar a ultrassonografia e realizar um novo planejamento.
É muito louco, não é, quando o paciente esconde um antigo procedimento de você isso, né? Ele esconde que não realizou nenhum procedimento, só que isso põe em risco a segurança dele, põe em risco a vida dele. Para quem não sabe, o PMMA, o silicone, ele, ele fica no nosso corpo como se fosse um monstrinho. Fica como se estivesse adormecido durante 10, 15, 20 e até 30 anos, ou mais. E aí, se a gente coloca uma cânula ou uma agulha encostando naquele “monstrinho”, você pode acordar esse monstrinho e criar uma infecção no seu corpo. Então, essa infecção, a gente não consegue resolver, pois não conseguimos remover esse produto. Se a gente for remover esse produto, a gente pode mutilar esse paciente, então, é um grande risco, pode sentir que omite isso da gente, né?
E às vezes, o paciente também nem sabe, né?
Mas a Ultrassonografia tem sido uma grande aliada para a harmonização. Inclusive, é importante que o paciente verifique se o profissional conhece a ultrassonografia. Peça um exame de ultrassonografia ao profissional.
Aqui no consultório eu tenho e Carol também tem. A gente utiliza esse artifício aqui no consultório. Mas o profissional pode não ter esse equipamento, mas tendo conhecimento desse artifício, deverá chamar um profissional para ir até o consultório realizar esse procedimento.
É o que a Carol faz. Ela vai ao consultório do profissional, que não tem um aparelho, ajudando aquele profissional a conseguir realizar o procedimento com segurança.
Eu sou Dr. Fabio Barros, cirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Um grande abraço!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!