Harmonização Facial no Cinema: Economia, Estética e os Desafios da Aceitação

Hoje eu trouxe um tema super especial, que é sobre caracterização de filmes e séries. Esse é um trabalho que eu já faço há uns quatro anos, com uma convidada super especial, que é a caracterizadora de diversos filmes e séries fantásticos, que é a Mari Pin.

A Experiência de Mari Pin

Mari, você bem-vinda aqui, é um prazer enorme ter você aqui. Eu queria que você falasse um pouquinho pro nosso público a influência da harmonização facial no seu trabalho de caracterização, que é um trabalho que a gente tem desenvolvido junto há cerca de 4 anos. Então conta um pouquinho sobre o quanto é importante para você é com parceiro seu nesse projeto que você tem.

Eu queria agradecer o seu convite, você é muito querido, e também pela oportunidade de vir falar um pouquinho mais dessa tecnologia que a gente vem levando para o audiovisual.

A Fronteira entre a Maquiagem e a Harmonização

Eu sempre percebi que existia umas limitações na maquiagem, como o olhar, algumas espressões do personagem e, como são coisas muito específicas e eu via que eu tinha uma demanda muito grande quando eu usava recursos que eram muito limitados perto da harmonização.

Eu Sempre busquei, estudei um pouco e eu adoro você.

Conexão com Visagismo

Ela entende tudo de harmonização facial. Quando ela vem ao meu consultório, ela ela sempre demonstra já sabe tudo, é incrível. Mas o seu trabalho se assemelha muito ao meu, que é o de visagismo. A gente tem que olhar o paciente, às vezes o seu personagem, identificar os traços, e tem que trabalhar com aquilo ali. É um trabalho muito similar. Então a razão de você, em consequência dessa busca, acabar conhecendo muito de harmonização facial.

Crescimento Mútuo e Confiança dos Atores

E eu vejo esse crescimento dentro do decorrer desse tempo que a gente faz essa parceria e é um crescimento mútuo assim sabe, porque eu trago um olhar que é o da caracterização onde eu tenho uma série de personagens com vivências diferentes e aí eu chego para você e falo assim: “Fábio, eu preciso que essa atriz não tenha nenhuma limitação de expressão, mas eu preciso colocar alguma intervenção aonde necessita rejuvenescer”, ou não, e a gente constrói isso de uma forma muito orgânica. E a confiança também que os atores têm com o nosso trabalho, quanto mais a gente vai aprofundando isso, eles vêem que a gente tem muita segurança, quando a gente propõe para eles, eu acho que isso é o mais legal.

Casos de Sucesso: O Personagem Mussum

Os atores tem que ter muita confiança em mim, que irei executar o procedimento, e em você, quando a maquiagem encontra limitações, quando você necessita alcançar certos resultados e precisa da intervenção, às vezes para conseguir o resultado expressivo, como foi o caso do Personagem Mussum, que recentemente explodiu nas redes sociais, onde eu e a Mari fizemos. A Mari desenhou o personagem e eu executei que ela precisava, ao caracterizar o Aílton Graça, ele precisava abrir o olhar, para viver o Mussum mais jovem.

O que que aconteceu: quando o Ailton chegou para mim, ele tava fazendo o projeto, e a estética, ele já era um Mussum há 10 anos, então, ele já sabia muito do personagem. Só que a estética do Ailton, como ele já estava em outro projeto, ele tinha resquício da outra estética, do outro personagem. E o olhar do Mussum é muito expressivo. E eu precisava construir aquilo mas de uma forma que aquilo durasse sete semanas.

Desafios e Mitos da Harmonização

É, porque existe um mito que, como teve o bom da harmonização, e aí as pessoas usaram de uma forma deliberada, e as pessoas acham que harmonização facial vai mudar o rosto da pessoa completamente, gente não é isso, a harmonização facial dá toques sutis, naturalidade, isso quando a harmonização facial é bem feita.

Sim, e com esse boom, e as pessoas fazendo com qualquer profissional, popularizou de uma forma que poderia ser bom e ruim, e aí, como eu já faço esse trabalho com você há quatro anos, já tinha trazido para você duas atrizes, e confio muito no seu trabalho, eu apresentei para o Aílton, que teve uma resistência no começo, como esse medo, esse receio de perder a expressão, então a gente fez um estudo de quantos ml poderia ser colocado, quantos pontos da toxina botulínica, pra gente realçar o olhar de uma forma muito sutil.

Ele ficou Fantástico não é Mari?

A segunda parte desta entrevista irá continuar na próxima semana, então fiquem atentos, pois a gente vai revelar como foi acaracterização desse e de outros personagens, que eu e a Mari construímos para o cinema.

Eu sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá todo o belíssimo trabalho de Harmonização Facial Rio de Janeiro. Um grande abraço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário