Quando Indicar e quais as limitações da Cirurgia Ortognática?

O que é a Cirurgia Ortognática?

Esta é a continuação do programa anterior com a minha amiga querida Doutora Juliana Sobral.

Olá Fabio, mais uma vez aqui, é um prazer poder tirar dúvidas sobre a Cirurgia Ortognática, as indicações e as limitações.

Harmonização Facial e a Cirurgia Ortognática

Então, a gente sabe da proximidade da Harmonização facial com a Cirurgia Ortognática. O paciente vem para realizar a harmonização facial e a gente acaba indicando a cirurgia ortognática. Eu queria que você me falasse pela sua experiência das limitações da cirurgia ortognática, quando a gente deve indicar. O paciente, do outro lado, como ele pode saber também se ele tem essa necessidade de uma cirurgia ortognática ou não. Queria que você falasse um pouquinho sobre isso pra gente.

A Cirurgia Além da Estética

Vamos lá, a cirurgia ortognática ela não é só estética, ela é funcional, então, ela melhora mastigação, ela melhora a respiração e, consequentemente, a estética. Então, um paciente chega ao consultório com um problema, e querendo colocar uma prótese de mento, onde muitas vezes falta para ele, a maxila. Então, ele vai colocar o mento, vai melhorar? Vai, mas vai não vai ficar como ele quer. Então, a gente tem que entrar com a cirurgia ortognática para poder fazer o conjunto, para realmente fazer a harmonização facial que ele quer, vai ter que da forma cirúrgica.

Desmistificando a Falta de Mento e Outras Desarmonias Faciais

Então, aquele paciente que se queixa da falta de Mento, muita das vezes não é a falta de mento, é a maxila que não está projetada. Então, na verdade, ele tem uma desarmonia entre as arcadas. Então, quando você tem um paciente que é prognata “com o queixo mais pra frente”, mas muitas vezes não é só o queixo mais para frente né e não às vezes não é só o queixo que está mais para frente, ele está com a maxila para trás, mais retraída por falta de mento. Então, a indicação dela dele seria mexer na maxila e não na mandíbula como muitas pessoas pensam. E muitas vezes fazem aquele preenchimento e tem uma apnéia, é igual a um paciente assimétrico. Muitas vezes você tem uma simetria de fato, o paciente usa preenchimento como uma forma de mascarar um problema e que não é. Às vezes ele tem um crescimento da cabeça da mandíbula, que a gente chama de condilo, e vai mascarando, quando você vê, é uma outra coisa, é a parte dele funcional.

Quais São as Limitações da Cirurgia Ortognática?

Essas seriam as indicações, e quais são as limitações da cirurgia ortognática? Tem a parte muscular e ela tem: vamos avançar a gente faz um planejamento virtual, onde você tem um avanço, por exemplo de 7 MM, sei que a pessoa quer que avance um pouco mais, mas existe a limitação da pele, da musculatura. Então, a gente vai avisar o paciente que tem um limite né, que a gente vai chegar no melhor, que a gente pode, mas existe uma limitação. Na verdade, é a expectativa do paciente que é a maior limitação. Além da saúde do paciente também estar em dia também né.

Como é o pós-operatório da cirurgia ortognática?

A gente sabe que, antigamente, era um pós-operatório mais complexo né? Sim, antigamente as pessoas tinham muito trauma, mas hoje muita coisa mudou, paciente não sai mais
bloqueado. É claro que ele fica, durante 30 dias sem poder realizar atividades físicas, mas existem hoje técnicas de laser, tape, colocação de crioterapia, tudo isso que facilita o
pós-operatório, e técnicas de hoje minimamente invasivas, que tornam a recuperação do pós-operatório da cirurgia ortognática, um processo mais rápido que antigamente.

Recomendações Pós-Cirurgia

E qual o período que ele deve ficar afastado de suas atividades físicas?

O paciente deve evitar as atividades físicas por 30 dias, evitar a exposição ao sol por causa de manchas na pele, e 30 dias após, ele está com a vida normal.

Claro que o edema vai cedendo com o passar do tempo, aproximadamente três meses, mas 30 dias após a cirurgia, o paciente já pode voltar de trabalho normal.

Vou deixar aqui o contato da Dra. Juliana Sobral ( @dra_juliana_sobral_ ), para quem quiser tirar alguma dúvida sobre cirurgia ortognática.

Eu sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá todo o belíssimo trabalho de Harmonização Facial Rio de Janeiro. Um grande abraço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário