Ácido Hialurônico ou Próteses Faciais? Descubra Qual é a Melhor Escolha para Você!

Preenchimento com ácido hialurônico ou prótese facial? E se você se interessa por esse tema, já curte, comenta, compartilha, se inscreve no meu canal e toda semana tem vídeo novo pra vocês. Bem, essa é uma dúvida muito frequente com aqueles pacientes que querem uma projeção de mento, uma projeção de ângulo de mandíbula, se eles vão investir direto na prótese facial ou investir no ácido hialurônico. Bem, as duas técnicas são excelentes. Eu realizo as duas técnicas e elas têm suas vantagens e suas desvantagens. Basta o gosto do paciente. Vamos lá esclarecer.

Ácido Hialurônico ou Próteses Faciais? Descubra Qual é a Melhor Escolha para Você!
harmonização facial com dr. fabio barros

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Bem, aquele paciente que nunca realizou nenhum tipo de procedimento, eu sempre recomendo ele realizar o preenchimento com ácido hialurônico como um escopo, até porque o resultado é muito semelhante. Quando eu realizo o preenchimento e o resultado da prótese, é muito parecido. Então, com o preenchimento com ácido hialurônico, ele vai conseguir ter o resultado que vai, de fato, ter uma durabilidade de cerca de um ano, um ano e meio, em alguns casos até dois anos. Já com as próteses faciais, é o resultado definitivo. Só que ele precisa conhecer aquele trabalho. Então, o ideal é fazer primeiro o preenchimento com ácido hialurônico e depois de reabsorver esse produto, a gente entra com a prótese facial.

Características do Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico, na verdade, ele é um gel. É um gel que é introduzido com uma cânula ou com uma agulha. Esse gelzinho aqui é colocado e fica assim durinho nessa região da mandíbula, nessa região do mento, que ajuda a fazer a projeção. Com o tempo, esse gel vai sofrendo reabsorção e vai desaparecendo do corpo. É muito importante entender o seguinte. Eu tenho vários pacientes que não querem se submeter a procedimentos cirúrgicos e querem manter com o ácido hialurônico. Aí, uma dúvida muito frequente que eu acho importante esclarecer.

Manutenção com Ácido Hialurônico

Eu realizei uma harmonização full face, um preenchimento de mento, de mandíbula, e usei meus 15 ml de ácido hialurônico. Eu vou ter que realizar daqui a um ano mais 15 ml de ácido hialurônico? Não! Não por quê? Você consegue ir mantendo aqueles resultados. O resultado que você alcançou, você consegue manter. Então, se eu usei 15 seringas de ácido hialurônico para realizar o meu tratamento de ângulo de mandíbula de mento, eu provavelmente vou usar uns 8, vou usar uns 10 seringas de ácido hialurônico no ano seguinte. E isso se eu manter a cada ano realizando essa manutenção. Obviamente, se eu deixar passar um ano e meio, dois anos, esse produto todo vai ser reabsorvido e vai desaparecer do meu corpo. Mas se eu quiser manter com o ácido hialurônico, eu consigo manter dessa forma. Realizando, usei 15 a primeira vez, aí 8, 10, depois dos 6, vai sempre reduzindo e espaçando o tempo de manutenção. E os resultados são, como eu falei, muito parecidos com os resultados da prótese.

Próteses Faciais

Já as próteses faciais, é um investimento único. E como eu disse, eu prefiro que o paciente realize antes um escopo com o ácido hialurônico. As próteses faciais, elas estão aqui. Eu vou fazer, obviamente, é um procedimento cirúrgico, sob anestesia local ou geral, com sedação ou geral. Eu vou colocar a prótese, que ela é rígida, são próteses rígidas, aparafusadas. Não são preenchimentos definitivos. Eu gosto sempre de avisar isso, deixar isso bem claro. Eu vou parafusar e essa prótese vai ser cicatrizada, depois de uma semana, 15 dias. Depois de 15 dias, ele tem a vida normal. E isso tem que ficar o resultado definitivo. Essa projeção que ele alcançou, esse ângulo de mandíbula que foi alcançado, ele não vai mudar, ele não vai reabsorver. Então, eu tenho um resultado definitivo de projeção e ângulo de mandíbula.

Casos de Sucesso e Esclarecimentos

Repara esse caso que eu postei, inclusive, e viralizou nas minhas redes sociais, de muita gente falando que não era ele, era outra pessoa. Enfim, esse paciente não retornou para fazer um vídeo ainda comigo e falar, mostrar ele no vídeo, porque ele mora fora do país. Ele em breve vai voltar e a gente já vai fazer esse conteúdo com ele, junto com ele, para provar para vocês que não é fake e é ele mesmo. Enfim, ele foi construindo comigo uma harmonização full face de ângulo de mandíbula, de mento, de malar, ao longo de cinco anos, e ele foi tratando. E, obviamente, ele começou com uma quantidade maior de ácido hialorônico e hoje ele faz só manutenção. Inclusive, já tem uns dois anos aí que ele está intacto, perfeito.

Ácido Hialurônico ou Próteses Faciais? Descubra Qual é a Melhor Escolha para Você!
harmonização facial com dr. fabio barros

Conclusão: Diferenças Entre Ácido Hialurônico e Próteses Faciais

Então, a gente consegue, sim, com o ácido hialurônico e realizar uma quantidade grande de ácido e depois ir reduzindo essa quantidade de ácido hialurônico. Já nesse segundo caso, esse paciente, ele realizou, inicialmente comigo, o preenchimento com ácido hialurônico em 2018. E depois, em 2022, ele retornou para mim para poder realizar a prótese de ângulo de mandíbula e, sequencialmente, depois de três meses, ele realizou a prótese de mento. E aí vocês veem o resultado. São resultados muito semelhantes. Só que a do paciente, do segundo paciente, ele não vai perder nenhum tipo de resultado. Já o outro paciente, ao longo de dois, três, quatro anos, esse resultado começa a ser perdido. Então, ele precisa ter manutenção com o preenchimento com ácido hialurônico. Essa é, na verdade, basicamente a grande diferença. E a segunda grande diferença também é o pós-operatório. O ácido hialurônico não tem pós-operatório. Você pode fazer hoje e trabalhar no mesmo dia. Já a cirurgia, ela tem, sim, a gente tem que respeitar um período de uma semana, 15 dias de repouso absoluto e relativo. Então, as grandes diferenças são essas duas aí. Eu espero ter explicado pra vocês a grande diferença entre as próteses faciais e os preenchimentos com ácido hialurônico. Qualquer dúvida que vocês tiverem, deixem aqui nos comentários ou entrem nas minhas redes sociais, me chamem lá no direct. Vai ser um prazer grande responder vocês. E é isso. Grande abraço pra vocês e não esqueçam de se inscrever no meu canal.

Sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 12 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá boa parte do trabalho de Harmonização Facial no Rio de Janeiro que realizo em meu consultório. Um grande abraço!