Diferença entre ácido hialurônico e o PMMA

Introdução ao Tema

O artigo de hoje é sobre a diferença entre o preenchimento com ácido hialurônico e o preenchimento com PMMA.

Diferença entre ácido hialurônico e o PMMA

Um Caso Alarmante

Bem, saiu uma matéria há um tempo atrás, uma matéria com o título “Influenciadora perde lábio após harmonização facial com PMMA”. Só conseguia chorar.

Riscos do PMMA

Bem, quais são os riscos de você realizar uma harmonização facial com PMMA? Eu vejo muita gente querendo procedimentos definitivos, achando que a melhor solução é colocar um preenchimento definitivo, já que ela, teoricamente, não vai ter que refazer esse procedimento anualmente. E aí vem a diferença entre o ácido hialurônico e o PMMA.

Diferença entre ácido hialurônico e o PMMA

Vantagens do Ácido Hialurônico

Bem, o ácido hialurônico é um produto reabsorvível. Ele vai durar cerca de 12 a 18 meses, em alguns casos até 24 meses. E é um produto altamente seguro. O ácido hialurônico, para quem não sabe, a gente produz no nosso corpo o ácido hialurônico. Então não tem risco nenhum você colocar ele como um preenchimento no seu corpo. Ele vai ajudar a hidratar a sua pele, ele vai ajudar no rejuvenescimento da sua pele, quando colocado na dose certa e na técnica correta. Obviamente, também, quando colocado de forma totalmente desordenada, ele também vai ser maléfico pra você.

Perigos Irreversíveis do PMMA

Agora, o PMMA, é o polimetilmetacrilato. Essa substância, ela é definitiva, ela não sai nunca mais do seu corpo. Quando você injeta ela, se você coloca e ele se prende a algum vaso, alguma artéria, ele bloqueia a passagem de sangue dessa artéria. E, bloqueando esse sangue, consequentemente bloqueia o fluxo de oxigênio.

Complicações e Consequências

O que acontece? A oclusão vascular e, obviamente, a necrose, aquele tecido morre, literalmente. E foi isso que aconteceu com a sua influenciadora. O profissional injetou o PMMA, ocluiu essa artéria, deixou de passar oxigênio e morreu aquele tecido.

Diferença entre ácido hialurônico e o PMMA

Soluções para Complicações com Ácido Hialurônico

Vamos dizer que isso aconteça, mesma coisa, com o ácido hialurônico. Você tem como resolver? Tem, tem como resolver. Você pode aplicar a hialuronidase, que é a enzima que vai reverter esse ácido hialurônico. No momento que você coloca essa enzima, você reverte o quadro do excesso de ácido hialurônico que foi colocado no interior do vaso sanguíneo, voltando normalmente a passagem de fluxo de sangue e a passagem do fluxo de nutrição de oxigênio para aquele tecido, evitando assim chegar à necrose.

Apelo Final

Então, gente, mais uma vez, jamais optem pelo PMMA. Ele é muito perigoso pra sua vida, pra sua saúde. Eu vou finalizar este artigo, deixando mais uma vez esse apelo de você sempre procurar profissionais sérios, profissionais que não optem por um preenchimento definitivo. Eu sempre falo que o preenchimento definitivo é contraindicado, mas a prótese facial, que é um procedimento definitivo mais reversível, ela é superindicada. Então essa frase eu sempre deixo bem clara, porque muita gente confunde quando a gente fala dos implantes faciais. Então é o meu apelo aí, vocês sempre buscarem profissionais tecnicamente qualificados, não arriscarem o rosto de vocês pra qualquer pessoa.

Sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do Instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá boa parte do trabalho de Harmonização Facial no Rio de Janeiro que realizo em meu consultório. Um grande abraço!