Intercorrências na harmonização facial

Relato de Paciente com Complicações

O tema do artigo de hoje é sobre as intercorrências que podem acontecer nos procedimentos de harmonização orofacial. Eu quero trazer para vocês hoje o relato de uma paciente que me procurou com uma complicação.

Essa paciente chegou até o meu consultório com o histórico de ter procurado já três profissionais anteriormente. Ela foi em uma clínica, realizou um preenchimento labial e após ela retornou nesta clínica reclamando de assimetria do lábio. Viu que um lábio estava bem diferente do outro lábio.

A pessoa já tinha sumido dali, não tinha mais o profissional que ela tinha executado o procedimento, e aí começou todo o transtorno dessa paciente. Ela então procurou um profissional que aplicou a hialuronidase, para quem não sabe, a hialuronidase é uma enzima que reverte o ácido hialurônico. Essa profissional teve, obviamente, um insucesso, vou contar porquê.

Intercorrências na harmonização facial
Intercorrências na harmonização facial

Diagnóstico e Tratamento da Complicação

Procurou um outro profissional, que também aplicou a hialuronidase por uma segunda vez e também teve insucesso. E aí sim, ela chegou até mim. Eu imediatamente realizei um exame chamado ultrassonografia e através da ultrassonografia eu identifiquei que haviam preenchido o lábio dela com PMMA, que é o polimetilmetacrilato.

Essa substância, para quem não sabe, é uma substância permanente, ela não sai do corpo. Então ele fica alojado no corpo como se fosse um monstrinho e ele pode, ao longo do tempo, reagir.

Como ela teve uma assimetria, não havia como corrigir esse lábio que estava totalmente assimétrico. Então a conduta foi qual? Eu removi cirurgicamente esse excesso de PMMA, que é um preenchedor definitivo, e que ainda foi colocado de forma totalmente assimétrica. E assim foi feito.

Eu removi esse PMMA dos lábios dela e consegui corrigir essa assimetria. Por que eu contei tudo isso para vocês? Porque primeiro, o PMMA é uma substância que não deve ser utilizada para a estética facial. Ela é utilizada para outros procedimentos.

Intercorrências na harmonização facial
Intercorrências na harmonização facial

Importância de Profissionais Qualificados e Exames Específicos

Esse é o primeiro ponto. Segundo ponto, procure profissionais bem habilitados, que te garantam produtos de qualidade, que te entreguem o selo de qualidade daquele produto, o lote, a data de validade e a marca que foi utilizada em você, para que você tenha isso como garantia e você possa mostrar para um segundo profissional que atendeu você. E para quem não sabe, o PMMA vai se comportar, como eu falei, como esse monstrinho. ele fica alojado no teu corpo e ele nunca mais sai.

E aí também vem a importância do exame de ultrassonografia, que consegue identificar o produto que está sendo utilizado. Além disso, eu consigo identificar a anatomia daquela região, se passa alguma artéria importante ali que possa causar algum dano, alguma oclusão vascular no paciente.

Então, o exame de ultrassonografia, hoje em dia, é uma obrigação do profissional de harmonização facial ter em seu consultório. Ele não precisa utilizar em todos os casos, mas sim, ele ter no consultório dele para, imediatamente, se acontece algum caso, alguma intercorrência, ele possa olhar por baixo da pele o que está acontecendo e poder salvar esse paciente, não deixar que nada de mal aconteça nesse paciente.

Conclusão e Depoimento de Agradecimento

E eu sempre falo, você entra no meu consultório, no consultório de outro profissional que seja, para ficar mais bonito ou mais bonita, e não para ter uma complicação ou ter um problema. Então, gente, muito cuidado com os procedimentos que você vai realizar, muito cuidado com o profissional que você está selecionando para poder tocar na sua face.

E, para terminar, vou compartilhar o depoimento desse paciente, que é um depoimento tão bonito, e eu faço questão de compartilhar com vocês.

Depoimento da paciente relatada neste artigo.

“Bom dia, eu estou aqui no Dr. Fabio Barros, mais uma vez, mais ou menos há um ano atrás, um ano e pouquinho, eu cheguei aqui com os meus lábios deformados, porque eu procurei uma profissional que se dizia ser médica, mas não era, e uma clínica fake também, em Macaé, para fazer um volume nos lábios, e colocaram PMMA na minha boca, e eu quase perdi uma parte dos meus lábios, mas graças a Deus eu consegui chegar na mão desses dois profissionais, Dr. Fabio Barros e a Dra. Carolina Peron, que prontamente me atenderam com muito amor, com muito carinho, e eles conseguiram retirar esse material da minha boca. E assim, eu aconselho que vocês procurem profissionais realmente gabaritados, pessoas que vocês possam pesquisar antes, para que não passem pelo que eu passei, porque eu não desejo para ninguém passar por o que eu passei.

E eu quero deixar aqui a minha gratidão ao Dr. Fabio Barros e à Dra. Carolina Peron, e eu estou aqui hoje de novo para tentar ainda sair melhor. Obrigada!”

Sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do Instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá boa parte do trabalho de Harmonização Facial no Rio de Janeiro que realizo em meu consultório. Um grande abraço!