Dr. Fabio Barros faz uma reflexão sobre a distorção de imagem

O tema de hoje é sobre distorção de imagem. E para falar sobre esse tema que eu julgo tão importante, e já falei outras vezes aqui, eu queria trazer o caso do influenciador Rico Melquiades, que recentemente se submeteu a diversas cirurgias para se encaixar dentro de um padrão de beleza.

Influenciador e Padrões de Beleza

Queria trazer essa reflexão para vocês: Será que esse paciente está preparado realmente para realizar algum procedimento estético?

Esse é um paciente que ele vai estar sempre realizando procedimentos estéticos e nunca vai estar satisfeito. Porque a questão está dentro dele, está dentro da cabeça dele. Ele frequentemente sofre diversos ataques pela internet dizendo que ele é feio, que ele não se enquadra nos padrões de beleza, que ele é isso, ele é aquilo, aquilo outro, que ele parece com isso, e deixa ele muito mal essa situação. A sociedade acaba atacando muito e causando uma depressão, um problema nessa nessa pessoa. E obviamente, ele precisa de um suporte psicológico para aguentar isso.

Obviamente, a pessoa quando se torna pública, ganha fama, ela vai receber ataques, e tem que estar preparada para isso. E ele é um perfil de paciente que não está preparado. Então, o profissional que atende esse paciente, tem que ter muita cautela, muito cuidado na hora de fazer alguma intervenção, porque ele é um paciente que nunca vai estar satisfeito. Em uma dessas situações, dele sempre buscando pela beleza, que é algo que talvez dentro dele nunca vai estar satisfeito, ele pode cair numa cada, ele pode ter um problema muito mais sério, muito mais grave, e não vai nunca conseguir alcançar o objetivo dele.

Preparação para Procedimentos Estéticos

Então, essa é a minha reflexão. Eu alerto a todos os colegas que trabalham com estética, para parar uma hora de consulta com o paciente e tentar sempre identificar esse paciente, as questões físicas e as questões mentais desse paciente, saber se esse paciente está realmente preparado para receber algum procedimento estético. E meu alerta também é para você paciente, que está passando talvez por alguma situação depressiva, seja por uma separação, por um divórcio, ou sofrendo ataques também, dizendo que você é feio, esse não é o momento de você procurar o procedimento estético. Esse momento é de você pedir ajuda psicológica. Procurar um profissional que possa te auxiliar a te dar suporte para suportar, para passar por essa situação que você está vivendo, e assim, após você procurar um procedimento estético para você ficar mais bonita, para você realçar o que já existe de bonito. E eu sempre alerto que os procedimentos estéticos quando são feitos de forma gradual, eles se tornam muito mais bonitos, muito mais elegantes do que aqueles procedimentos que você faz radicalmente.

Não Existe Padrão de Beleza

Não existe mudança radical que leve à beleza, não existe! Não existe milagre, e a beleza é algo muito subjetivo, a beleza está nos olhos de quem vê. Então, não existe padrão de beleza, tanto é que eu falo aqui no meu consultório, eu falo ao paciente querendo se enquadrar na beleza do Brad Pit, no Cauã Reymond, e não existe, o paciente tem a sua própria beleza, ele tem como construir, como realçar a beleza dele, deixar ele muito mais bonito, sem precisar parecer com outro para ficar bonito. Isso tá muito dentro de você também. Então, é algo que a gente precisa muito trabalhar, precisa muito falar, eu escrevi muitos artigos falando sobre isso, e eu acho muito importante a gente estar sempre reforçando essa questão.

Procura psicólogo, procura o psiquiatra, se você tá se sentindo mal não busque uma ajuda na estética, busca sim a ajuda profissional psicológica, psiquiátrica.

Eu deixo aqui o meu apelo sobre esse caso tão importante, que é sobre distorção de imagem. Se você percebe que tem alguma distorção, alguma alteração na sua imagem que você não se vê, não se identifica, você deve procurar ajuda psicológica, porque isso é muito importante, isso pode levar a diversos problemas na sua saúde.

Sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá boa parte do trabalho de Harmonização Facial Rio de Janeiro que realizo em meu consultório. Um grande abraço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário