Analisando cada sorriso com precisão! Dr. Fabio Barros e Dra. Carolina Zapalá

Introdução à Análise Facial com Especialistas

Olá! O tema de hoje é sobre análise facial. E para isso, eu trouxe uma convidada super especial, que é a Dra Carolina Zapalá, que é mestre e Doutora em ortodontia, que cuida exatamente dessa parte toda de análise facial.

Boas-vindas à Especialista em Ortodontia

Dra Carolina zapalá, seja bem-vinda, é um prazer ter você aqui. Eu queria que você falasse, se apresentasse ao nosso público e falasse um pouquinho sobre análise facial, sobre a sua experiência na ortodontia, que é um tema tão importante na harmonização facial, na estética facial:

Obrigada Fábio pelo convite, é uma honra para mim estar aqui com vocês, oi pessoal, eu sou sou Dra Carolina Zapalá, sou especialista, mestre e doutorando em ortodontia. Então vamos conversar um pouquinho sobre esse assunto.

A Importância da Análise Facial na Ortodontia

É um tema super importante né Carol? Eu trabalho com a parte de harmonização facial, e é muito importante que a gente tenha essa visão da análise facial, e até pro paciente também, que está vendo, é importante ele entender um pouquinho isso, para ele saber que ele precisa procurar um ortodontista, se ele precisa procurar um harmonizador facial, ou a junção dos dois. E eu queria que você falasse um pouquinho com a gente sobre isso.

Análise Facial na Prática Ortodôntica

Isso aí Fábio, então hoje, a gente tem a análise facial como um instrumento, uma ferramenta muito importante para nós ortodontistas não é? Pra gente fazer o diagnóstico e elaborar o nosso plano de tratamento. Às vezes as pessoas não imaginam como a face interfere no nosso resultado, porque hoje, além da gente buscar um sorriso jovial, um sorriso alinhado, harmônico, bonito, as pessoas querem ficar bonitas!

Não é só! As pessoas acham que ortodontia é só o alinhamento do sorriso, não é gente! A ortodontia cuida da face por completo.

Impacto da Ortodontia na Estética Facial

Também, então, além da gente alinhar e nivelar os dentes, a gente também hoje cuida muito da estética da parte da face junto. Então, quando a gente vai tomar decisões no nosso tratamento, no Diagnóstico, como extração dentária, pra gente poder alinhar os dentes, a gente hoje olha a face primeiro, se o perfil permite. Porque a gente pode até envelhecer o paciente!

Sem dúvida!

Diagnóstico e Planejamento com Base na Análise Facial

Então, se a Face o perfil não nos permite, a gente não pode extrair dente como se fazia antigamente. Então hoje, a harmonização facial, junto com a análise facial, na hora do diagnóstico ortodôntico, nos ajuda muito e favorece muito no resultado de excelência. Então, dentro da análise facial, a gente olha bastante o perfil do paciente, a posição dos lábios, a gente tem muitas medidas, muitos estudos que a gente faz para chegar num diagnóstico correto. E uma dessas medidas, quero falar que é o ângulo nasolabial, formado aqui na columela do nariz e do lábio, este ângulo sofre interferência da posição dentária e do formato do lábio. Então, se a pessoa tem um lábio muito fino, se a pessoa tem um sorriso alto, esse perfil já está prejudicado. Ou se já tem os os dentes muito vestibularizados pra frente, o lábio também está pra frente. Então, quando a gente vai tomar a decisão pro nosso tratamento, se a gente mexe numa posição dentária de forma errada, a gente prejudica esse perfil. E aí, a gente envelhece. Então, a harmonização facial entra como complemento. Pra gente, principalmente na parte de preenchimentos. Então, um preenchimento labial, em pacientes que já tem esse perfil pobre, que às vezes a gente chama um perfil pobre, um perfil que está está um pouco retraído, a gente pode complementar com a harmonização facial, com o preenchimento labial, deixando esse lábio mais para a frente, protuído como a gente chama, e dando um aspecto de jovialidade, que é o que todo mundo quer. Então hoje, a gente quer um sorriso alinhado, harmônico, branco, e com perfil jovem.

Conclusão e Orientação ao Paciente

Essa análise é super importante, pro paciente inclusive, né Carol? Para ele conseguir entender, para ele buscar tratamento ortodôntico, buscar saber quem ele procurar. Então o objetivo desse programa é justamente isso, orientar o paciente a quem buscar, a quem procurar se ele tem alguma queixa na face dele.

Sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá boa parte do trabalho de Harmonização Facial Rio de Janeiro que realizo em meu consultório. Um grande abraço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *