Mente, corpo e emoção formam um único sistema
Olá Rodrigo e todos da RedeTV.
Como sempre, é um prazer enorme estar com vocês aqui.
Eu sou Fabio Barros, cirurgião dentista, especialista em harmonização orofacial. E o tema do nosso programa de hoje é mente corpo e emoção formam um único sistema. E, para comemorar o mês das mulheres e o dia, que foi comemorado no dia oito de Março, trouxe uma mulher maravilhosa, a Dra. Inês de Bruno. Dra Inês, é um prazer enorme ter você aqui com a gente, eu queria que você se apresentasse ao nosso público.
Olá Fabio, o prazer é todo meu, agradeço muitíssimo o convite! Bom, eu sou Inês Bruno, sou dentista, e durante esse tempo da minha clínica eu percebi que a minha comunicação não era muito boa. E aí, eu comecei a entrar no mundo da programação neurolinguística e fui evoluindo, até que hoje eu sou o trainer em programação neurolinguística.
O que é a Programação Neurolinguística?
A programação Neurolinguística é o estudo da mente, da emoção, e o reflexo que tem no corpo. E isso é muito importante né Fábio? Tem tudo a ver com o nosso dia a dia e eu acho que você pode falar um pouco mais sobre isso. Isso é algo que eu falo muito de frente sobre isso porque a gente não tem essa informação na faculdade. E a consulta Inicial com o paciente tem que ser longa, tem que ser uma hora de consulta. Você tem que ouvir o paciente, entender em que estado emocional esse paciente se encontra, porque muita das vezes ele tem contraindicação para realizar um procedimento estético por causa do estado emocional dele.
Um paciente com depressão não pode realizar um procedimento estético, ele não está num bom momento. Por exemplo: uma separação, uma tristeza profunda, numa perda, ele não está com condições de realizar tal procedimento. Então, o que que acontece? Nós dentistas, temos que ter essa escuta porque o paciente não está preparado para fazer aquilo.
E como você vai dizer isso para o paciente?
E está tudo bem se ele não tá preparado. Ele se prepara psicologicamente e faz. E nós temos um caso recente, o do Lucas Lucco, que estava num quadro de depressão, mas ele acabou fazendo um tratamento de harmonização facial e, passado um mês, ele não se reconheceu. Isso é algo muito comum de acontecer. O paciente buscar o procedimento estético no momento de fragilidade dele. Ele busca fuga, e a estética é uma fuga, ele busca o externo, mas na verdade é o interno que não está arrumado.
Em que momento entra a Programação Neurolinguística?
E é nesse momento que a programação neurolinguística entra. É esse olhar da neurolinguística que nós profissionais temos. Eu dou treinamento para dentistas, médicos, psicólogos, eu faço essa parte de programação neurolinguística, porque todos nós na área de saúde temos que saber esse limite. Principalmente quem trabalha com estética. A gente não pode deixar o paciente cair numa cilada. Então, não é simplesmente você saber a técnica, é você saber ouvir esse paciente e ver se ele está no momento de realizar o procedimento estético ideal para ele.
Eu sou Dr. Fabio Barros, cirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Um grande abraço!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!