Olá Rodrigo e todos da RedeTV! Como sempre, é um prazer enorme estar com vocês aqui! Eu sou Fábio Barros, Cirurgião Dentista, especialista em harmonização orofacial, e o tema do programa de hoje vai ser sobre envelhecimento facial. Você já se olhou com um aspecto de face um pouco derretida? Se a resposta for sim, esse programa é para você!

A gente percebe que a grande queixa dos pacientes na faixa dos 40 ao 50 anos é o derretimento da face. É literalmente essa frase: “face derretida”. O paciente chega no consultório falando: “ Doutor, tô sentindo que estou derretendo”. E o que está acontecendo com esse paciente na verdade? A partir dos 25 anos a gente perde 1% de colágeno a cada ano. Quando a gente chega aos 40 aos 50 anos, a gente percebe essa frase um pouco mais derretida. Eu vou mostrar um esqueminha para vocês entenderem um pouquinho melhor como acontece esse processo.

Você percebe que um paciente com 30 anos,  tem todos os compartimentos de gordura na face  intactos. Então, esse paciente provavelmente não apresenta nenhum tipo de flacidez na face. Está com o rosto intacto, com aquela pele lisa, aquela pele bonita.

Paciente com 30 anos – imagem Divulgação

Aí, aos 40 anos, começam aparecer os primeiros sinais de flacidez.
Por que? Esses compartimentos de gordura começaram a diminuir de tamanho, começou a acontecer perda de gordura, perda de estrutura. Então, por esse motivo,  a pele que está aqui por cima, começa a criar um grau de flacidez na face.

Paciente com 40 anos – imagem Divulgação

E aos 50 anos,  você percebe que esses compartimentos de gordura foram ficando cada vez menores, e com isso, a flacidez também aumentando.

Paciente com 50 anos – imagem Divulgação

E aos 60 anos, percebam a diferença, como esses compartimentos de gorduras ficaram pequenos.

Paciente com 60 anos – imagem Divulgação

Estão vendo?  Por esse motivo, o grau de flacidez, o grau de queda dessa face.  Começa aparecer os sinais de rugas, de Marionete no canto da boca,  o famoso bigode chinês, as rugas  no canto dos olhos, enfim, aparecem diversos graus de flacidez que vão incomodar esse paciente. Então, você percebe,  pelo fato desses compartimentos de gordura que vem cada vez reduzindo mais, a nossa face vai derretendo, vai fazendo esse movimento de derretimento.

E como a gente pode prevenir esse processo de envelhecimento?

Utilizando bioestimuladores de colágeno.  Eu particularmente gosto muito de utilizar o Sculptra, que é um dos bioestimuladores mais antigos mais avançado que existe. Ele vai conseguir devolver firmeza e jovialidade de forma natural para sua pele. Agora, para aqueles pacientes que já perderam compartilhamento de gordura,  perderam muito colágeno,  a gente também recomenda a utilização do bioestimulador, mas associado também ao ácido hialurônico. A gente vai colocar o ácido hialurônico em regiões estratégicas para a gente conseguir levantar e sustentar essa face. Como por exemplo: região de têmpora, regiões de arco zigomático,  região de mandíbula. Essas  regiões são estratégicas para que a gente consiga devolver a sustentação da nossa face.

Pessoal, eu encerro aqui o nosso programa. Espero que vocês tenham gostado. Qualquer dúvida envia para o meu instagram @fabiocardobarros e deixo o meu grande abraço para vocês!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário