Olá Rodrigo e todos da RedeTV!  Como sempre, é um prazer enorme estar com vocês aqui. Eu sou Fábio Barros, Cirurgião-dentista, especialista em harmonização orofacial, e o tema do nosso programa de hoje é falar um pouquinho sobre as funções da Toxina Botulínica, que vão muito além da estética.

O uso da toxina  botulínica na eliminação das ruguinhas da face

A toxina botulínica é muito conhecida no mundo da estética para a eliminação daquelas ruguinhas em volta do campo dos olhos, na testa, na ruguinha do bravo.

O uso da toxina  botulínica na região do pescoço

A gente pode também aplicar toxina botulínica na região do pescoço. Quando a gente aplica na região do pescoço a gente criou o relaxamento nesse músculo platisma, que puxa a nossa face toda para baixo. Então, a gente não consegue fazer esse movimento e, por esse motivo, a gente melhora o contorno facial do paciente.

O uso da toxina  botulínica na disfunção temporomandibular

Outra função, também muito importante a toxina botulínica, é a melhora daqueles pacientes que sofrem de disfunção temporomandibular, que sofrem de dor de cabeça frequente, bruxismo –  a gente tem que aplicar na região do músculo masseter e na região do músculo temporal, melhorando essa força mastigatória do paciente, que impedirá o apertamento dos dentes,  auxiliando, assim, no bruxismo. E na região do músculo temporal, vai amenizar as dores de cabeça que são relacionadas ao bruxismo. Então, essa é uma função também muito bacana da toxina botulínica no tratamento da DTM.

Divulgação

O uso da toxina  botulínica na Paralisia Facial

Outra função também extremamente importante da toxina botulínica é a paralisia facial. Aqueles pacientes que sofreram paralisia facial por algum motivo ou paralisia de Bell, ou um acidente vascular cerebral, eles podem se beneficiar da toxina botulínica, melhorando a simetria desse  paciente.

A gente vai aplicar toxina botulínica no lado que está ativo, no lado que não está paralisado. Então, a gente consegue diminuir o sorriso desse paciente, porém, dá um conforto estético para ele muito grande, que causa uma simetria maior na face desse paciente. Eu vou mostrar aqui um exemplo, de um paciente que a gente aplicou toxina botulínica para esse fim de paralisia facial. Vocês percebem que antes, ela mostrava a força muscular do lado ativo, era muito grande. E a gente conseguiu relaxar esse lado, tava com muita força muscular, amenizando, dando um conforto estético maior, dando uma simetria maior na face dela. Então, essa é uma das funções da toxina botulínica, ela não se restringe apenas às funções estéticas.

Toxina botulínica ou preenchimento com ácido hialurônico?

Muita gente confunde toxina botulínica com o preenchimento com ácido hialurônico. São tratamentos completamente diferentes O ácido hialurônico vai ser utilizado naquelas rugas estáticas, que estão paradas, eu vou injetar no local o ácido hialurônico,  que vai levantar aquela ruga e melhorar aquela ruga. Já a toxina botulínica vai agir na dinâmica da musculatura, aquelas rugas que se movimentam. Então eu vou conseguir aplicar a toxina botulínica e depois de 3 a 5 dias eu tenho resultado da paralisia daquele músculo.

Pessoal, eu espero que vocês tenham entendido, qualquer dúvida que vocês tenham me enviem para as minhas redes sociais, @fabioricardobarros, é sempre  um prazer estar com vocês aqui, e eu encerro o programa por aqui. Um grande abraço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário