As 5 Maiores dúvidas sobre a Toxina Botulínica Reveladas por Dr. Fabio Barros

Entendendo a Toxina Botulínica

Olá pessoal! Hoje eu vou falar para vocês algumas indicações da toxina botulínica, na verdade algumas dúvidas que muita gente tem com relação à toxina botulínica. E para isso, eu selecionei cinco perguntas que são muito frequentes na minha rede social e aqui no meu consultório:

1. Toxina Botulínica Preventiva

A primeira delas é: “Doutor o que é toxina botulínica preventiva?”

A toxina botulínica preventiva, nada mais é, da aplicação de toxina naquele paciente que é mais jovem, na faixa de 25/26 anos, que tem uma contração muscular muito forte, que vai aplicar essa toxina para justamente, lá na frente, com os teus 40/45 anos, não ficar aquela marca já estática na testa, na marca definitiva na testa.

2. Contraindicações da Toxina Botulínica

A segunda pergunta muito frequente também é: “Quais as contraindicações da toxina botulínica?”

A toxina botulinica tem muito pouca contra indicação. Mas existem algumas sim, e uma delas é a alergia a ovo. O paciente com alergia ao ovo não deve aplicar toxina botulínica. A segunda contra indicação muito comum é para paciente grávida e lactante, a gente vai evitar de realizar esse tratamento. Não existe nada em bula que conta indique absolutamente o tratamento de toxina botulínica mas, sendo grávidas e lactantes, a gente prefere não realizar. E paciente com doenças neuromusculares degenerativas, também, a gente vai evitar de realizar aplicação de toxina botulínica.

3. Regiões de Aplicação no Rosto

A terceira pergunta: “Em quais regiões do rosto a toxina botulínica é eficaz. Se tratando da estética, a gente vai realizar a aplicação de toxina botulínica, principalmente a mulher, mais comum na região de testa, região de campo dos olhos, região na marquinha do bravo, quando você faz fica mais sério, na região do terço inferior, a gente aplica nessa região de marionete, na região do pescoço, que é do músculo Platisma, para a gente evitar esse tipo de contração e evitar que a face sofra queda, sofra Ptose da face e para as questões funcionais, a gente vai usar toxina para dor orofacial, para o bruxismo, então, quando a gente aplica nessa região do músculo temporal, a gente ameniza as dores de cabeça relacionadas à disfunção temporomandibular, na região do músculo masseter, a gente ameniza essa força do bruxismo. Então, essas são as aplicações mais comuns da toxina botulínica.

4. Toxina Botulínica vs Ácido Hialurônico

A quarta pergunta, é uma pergunta clássica: “Qual a diferença entre a toxina botulínica e o ácido hialurônico?”

Essa pergunta, disparadamente, é a mais comum que eu recebo aqui no consultório e nas redes sociais. A diferença é muito grande. A toxina botulínica é um medicamento que vai ajudar a paralisar os músculos, as rugas dinâmicas. Quer dizer, aqueles músculos que irão se mexer. Já o ácido hialurônico, eu vou utilizar para aquelas rugas profundas, que são aquelas rugas que não se mexem, são estáticas. Então, um tratamento ajuda a complementar o outro tratamento. São tratamentos totalmente distintos, que juntos, vão causar um efeito maravilhoso em você.

5. Possíveis Efeitos Indesejados

Quinta e última pergunta: “A toxina botulínica pode causar algum tipo de deformação?”

Eu não digo bem uma deformação, mas a toxina botulínica, quando mal aplicada, pode causar, ptose de pálpebra, que deixa você mais envelhecido, pode causar bloqueio do sorriso, deixando Você com Sorriso muito travado. Então você fica com um sorriso muito limitado. Quando mal aplicada na região de platisma pode causar dificuldade de fala e dificuldade de
respiração. Então, quando a toxina botulínica é bem aplicada, obviamente, ela não causa transtorno, não há problema nenhum. Agora, quando mal aplicada, ela pode causar esses problemas que eu falei.

Conclusão: A Importância de Um Bom Profissional

Termino aqui reforçando a importância de procurar um profissional capacitado e experiente quando se considera a aplicação de toxina botulínica. A técnica, quando bem aplicada, pode trazer resultados estéticos incríveis, complementando outras formas de tratamento estético e contribuindo para a autoestima dos pacientes.

No entanto, é fundamental estar ciente dos possíveis efeitos indesejados de uma má aplicação. Ptose de pálpebra, bloqueio do sorriso ou dificuldades de fala e respiração são problemas que podem surgir se a toxina não for administrada corretamente.

Lembre-se sempre de realizar uma pesquisa aprofundada sobre o médico ou clínica que pretende escolher, e não hesite em perguntar sobre a formação e experiência do profissional. É seu direito como paciente estar completamente informado e confiante antes de realizar qualquer procedimento estético.

E, claro, espero ter ajudado a esclarecer algumas das maiores dúvidas sobre a toxina botulínica. Se houver mais questões, estarei sempre à disposição para ajudar! Fiquem bem e cuidem-se!

Eu sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá todo o belíssimo trabalho de Harmonização Facial Rio de Janeiro. Um grande abraço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário