Você sabe o que é cirurgia ortognática?

O tema de hoje é: Cirurgia ortognática – você sabe o que é?

E para responder à essa pergunta, eu trouxe uma convidada especial que é a Dra. Juliana Sobral, que, além de amiga minha, é minha dupla de cirurgia.

Juliana, seja bem-vinda ao nosso quadro. É um prazer ter você aqui com a gente. Eu queria que você falasse um pouquinho para gente sobre as cirurgias ortognáticas, que é algo que, hoje em dia, tem sido muito procurado por conta da harmonização facial. A gente sabe que a gente tem limites né para alcançar uma Harmonia da face. E muita gente precisa recorrer à cirurgia ortognática, e eu queria que você explicasse um pouquinho pra gente quando esse paciente necessita de ortognática e em que situações o paciente já pode buscar uma ajuda profissional a cirurgia ortognática. Um prazer estar aqui, um prazer falar com você Fabio, que, além de ser a minha dupla, é meu grande amigo há muitos anos, mais de 19 anos. Então, vamos tirar essas dúvidas sobre cirurgia ortognática:

Muitas vezes, as pessoas pensam que a cirurgia ortognática é só estética, e não é, ela cuida da função da parte da mastigação e, principalmente, da respiração. Muitas pessoas têm problema de apnéia do sono, dorme mal, e não associam que a cirurgia ortognática ela pode ajudar muito a mudar a vida da pessoa. A pessoa que tem um pouco mento, não é só a questão estética, que vai ficar bonito, ela ajuda a respirar melhor, muda a qualidade da qualidade de vida das pessoas.

No meu caso, tem gente que chega no meu consultório e fala que quer “colocar queixo”, e aí ele chega no meu consultório, mas, a indicação dele não é colocar mento, porque, eu não vou colocar nesse paciente 10 ml, 20 ml de mento, não justifica fazer isso. Então eu vou recorrer a um procedimento que vai melhorar a função dele: a respiração, muito das vezes né Ju? Esse paciente tem apnéia do sono né, e isso pode causar problemas neurológicos para quem não sabe, ele tem ronco né, problemas cardíacos também, então, não não é só a questão estética,
existe a questão funcional também. E quando você vai aplicar ácido hialurônico, aplicar quantos ml? Quantas vezes? Aí você pensa: não, vamos fazer uma aplicação de mento com a prótese definitiva. Vai ficar bom? Vai, mas vai faltar também a parte estética. Outra parte óssea que tá faltando, a mandíbula, de repente tá diferente da maxila. Você tem uma diferença de arcada, que só na cirurgia ortognática você
consegue coordenar isso. Então, é uma avaliação que eu e o Fábio fazemos. Muita gente faz a polissonografia do sono, que é muito
importante fazer isso, para ver o quanto de ar ele tem para passagem de ar, o que que tá faltando, o que que não tem, são várias coisas que envolvem, não só a parte financeira.

Então, o objetivo é que o paciente fique bem, mas que ele saiba que tem um limite.

Em primeiro lugar, acho que tá faltando muito isso, é o profissional olhar o paciente como um todo, e não olhar isoladamente.

  • “Ah ele tem falta de queixo, eu vou colocar o ácido hialurônico”, esse profissional pensando somente na parte financeira…
    O correto é olhar para aquele paciente como um todo, olhar se ele tem uma apnéia, se aquele queixo muito retraído necessita de uma mentoplastia, de entrar com uma cirurgia ortognática, e a gente mexer com outras questões. Então, é o conhecimento global do paciente, né é avaliar aquele paciente como um todo, isso é muito importante.

Às vezes eu recebo um paciente que tem uma queixa de pouco mento, mas é muito além disso. Se você botar um aumento vai ficar bom? Vai, mas e a parte da face, que você tem um fundamento da face? E aí, você tem que fazer uma cirurgia você não vai resolver isso…

Eu sou Dr. Fabio Barroscirurgião dentista, e atuo há 11 anos no mercado da harmonização orofacial. Qualquer dúvida, pode me fazer perguntas nas minhas Redes Sociais. Conhece o meu perfil do instagram? https://www.instagram.com/fabioricardobarros. Lá você conhecerá todo o belíssimo trabalho de Harmonização Facial Rio de Janeiro. Um grande abraço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário