Olá Rodrigo todos da RedeTV! Como sempre, é um prazer imenso estar com vocês aqui. Para quem está assistindo a gente pela primeira vez, eu sou Dr. Fábio Barros, cirurgião dentista, especialista em harmonização orofacial. E o tema do nosso programa de hoje é Rinomodelação, um procedimento muito procurado aqui no meu consultório, que serve para corrigir
pequenas imperfeições na região do nariz. E para falar sobre rinomodelação, eu trouxe cinco perguntas que são muito frequentes, tanto na minha rede social, quanto aqui no meu consultório:

  1. Quais são as etapas?
    Primeiramente, é muito importante o paciente passar por uma consulta de avaliação onde eu vou avaliar o perfil étnico desse paciente, eu vou avaliar a queixa desse paciente, se há pontinha do nariz, se há giba nasal, que é esse ossinho, eu vou avaliar o perfil desse paciente, o queixo, os lábios, porque tudo isso influencia um bom planejamento.

Após isso, aqui no consultório, eu tenho a rotina de realizar um exame de ultrassonografia, onde eu vou conseguir avaliar os vasos sanguíneos que passam na região onde vai ser injetado o ácido hialurônico. Depois, a gente realiza a anestesia local, para amenizar o desconforto da aplicação, e depois a gente coloca o ácido hialurônico na região desejada.

  1. A segunda pergunta é: Quais são os riscos de complicações que podem ocorrer com a Rinomodelação?
    como qualquer procedimento com injetável, existem benefícios, mas também existem seus riscos. É muito importante que o paciente procure um profissional habilitado, que saiba resolver essa complicação, caso ela ocorra. Aqui no meu consultório, como eu falei anteriormente, tenho como rotina o uso do aparelho de ultrassonografia, que me possibilita avaliar por baixo da pele, onde passam os vasos sanguíneos. O maior risco pode ocorrer é a oclusão vascular que, se não avaliado corretamente, pode chegar à necrose.

Um profissional habilitado, caso isso ocorra, ele vai prontamente saber como resolver isso.

  1. A terceira pergunta é: Qual a diferença entre Rinomodelação e Rinoplastia?
    Eu percebo as pessoas confundem esses dois procedimentos. Mas são procedimentos completamente diferentes. A Rinoplastia é o procedimento cirúrgico realizado por cirurgiões plásticos, que podem inclusive, mexer na parte óssea e no tecido mole. vai ser algo mais definitivo. Alguns perfis nasais não têm indicação de remodelação, e sim de Rinoplastia, como por exemplo, o nariz negróide, que é o nariz muito largo, e a gente não consegue resolver em uma renomodelação, e sim como a Rinoplastia.
Rinomodelação: tudo o que você precisa saber com o Dr. Fabio Barros
youtube.com/@DrFabioBarros – Rinomodelação: tudo o que você precisa saber com o Dr. Fabio Barros

A Rinomodelação vai ter uma durabilidade de cerca de 12 meses. já a Rinoplastia é algo mais definitivo.

  1. A quarta pergunta é: Para quem a rinomodelação é indicada?
    Ela vai ser indicada, principalmente, para aquele paciente que quer levantar a pontinha do nariz, aquele paciente que tem aquele ossinho e quer deixar o nariz mais reto. A gente consegue fazer isso. E para aquele paciente que quer criar um ponto de brilho no nariz. É muito bacana esse procedimento. Você cria um ponto de brilho, um filamento nessa região.

Obviamente, a gente não consegue afinar a aba do nariz, mas a gente consegue criar esse ponto de brilho, que dá um efeito de afilamento nasal. E, obviamente, aqueles pacientes que estão dispostos a realizar esse procedimento anualmente.

  1. Quinta pergunta: Quais os cuidados que eu devo ter após o procedimento de Rinomodelação?
    A rinomodelação é um procedimento bastante simples, porém, merece alguns cuidados. É normal o nariz de ficar um pouquinho mais sensível, um pouquinho mais inchado nas primeiras 48 horas. Mas dor não é normal. Caso você sinta dor, deve ligar imediatamente para o profissional que realizou esse procedimento.

Outros cuidados são:

  • evitar exposição ao sol nas primeiras 48 Horas;
  • evitar utilizar óculos;
  • manter o curativo que o profissional colocou em você pelo menos 48 horas.

Pessoal, esse foi o nosso programa de hoje, qualquer outra dúvida que vocês tenham sobre harmonização orofacial, encaminhem para as minhas redes sociais,pois será um prazer responder! Um grande abraço e até semana que vem!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário