Dr. Fabio Barros explica sobre Próteses Faciais

O tema de hoje é sobre próteses faciais.

A gente sabe que a busca pelos procedimentos estéticos estão cada vez maiores nos consultórios, e um dos procedimentos mais procurados no meu consultório é o preenchimento com ácido hialurônico, principalmente nas regiões de ângulo de mandíbula, região de contorno, região de mento.

Quem não quer ter um rosto bem desenhado, bem contornado?

Isso, a gente consegue com ácido hialurônico. Só que o ácido hialurônico, apesar de ser altamente biocompatível, seguro, ele dura cerca de 12 a 18 meses, e existem pacientes que querem resultados mais definitivos. E aí que vem essa questão:

Existem os preenchimentos com PMA, que são altamente contraindicados e perigosos. E existem as próteses faciais de polietileno e próteses faciais de pmma, que são altamente seguras. Então, isso é muito importante ser diferenciado na cabeça de vocês. As próteses são fixadas no osso, e eu vou mostrar para vocês um exemplo:

Esse aqui é um exemplo de prótese de polietileno, ela pode ser colocada na região de mento para melhorar essa projeção daqui do mento, ela é aparafusada no osso. A região de ângulo de mandíbula, região de paranazal e região de Malar.

E como é realizado esse procedimento?

Esse procedimento precisa ser realizado através de uma consulta de avaliação. A gente vai solicitar alguns exames para esse paciente, principalmente exames de sangue e exame de tomografia. É muito importante que essa consulta seja criteriosa, para a gente conseguir entender as queixas reais desse paciente. Após o exame tomográfico, a gente começa a realizar o estudo e planejamento das próteses. A gente realiza uma prototipagem. O que significa isso? A partir dos exames de tomografia, uma impressora 3D consegue imprimir esse protótipo, essa mandíbula e, a partir daí, é confeccionada a prótese prototipada, a prótese personalizada para esse paciente.

Então essa prótese aqui, por exemplo, vai adaptar perfeitamente na mandíbula desse paciente, e aí quando a gente entra no procedimento cirúrgico, é muito mais fácil essa adaptação. Aí muita gente pergunta:

Como é realizado o procedimento de prótese de mento?

O procedimento de prótese de mento, a gente geralmente realiza até no próprio consultório, dependendo do quadro de saúde desse paciente. Já as próteses de ângulo de mandíbula, a gente realiza no ambiente no hospitalar, por ser um procedimento um pouquinho mais longo. A gente prefere realizar no hospital sobre sedação ou anestesia geral, dependendo de cada caso de paciente.

Dr. Fabio Barros explica sobre Próteses Faciais

Como é que funciona o pós-operatório desse paciente?

Ele deve ficar em repouso cerca de 15 dias, divididos da seguinte forma: uma semana de repouso absoluto e mais sete dias afastado de suas atividades físicas. E aí sim ele consegue ter uma região de ângulo de mandíbula, projeção de mento (ou seja, malar), definida de forma totalmente definitiva e segura.

E eu recentemente postei um caso de prótese de mento na minha rede social, e aí chegaram algumas dúvidas, algumas perguntas que eu vou responder para você aqui agora. Uma delas é:

Qual o preço?

Eu entendo a ansiedade, querer saber valores, muita gente me perguntas em rede social. Só que, através do código de ética, a gente não pode responder esse tipo de pergunta sem avaliação prévia do paciente.

A segunda pergunta é:

Quanto tempo dura o procedimento?

A instalação da prótese vai durar em torno de 60 a 90 minutos, dependendo da região.

E a terceira pergunta é:

Quem nunca realizou preenchimento com ácido hialurônico, pode realizar as próteses faciais?

Pode, sem nenhum problema. Agora, a minha recomendação como profissional é, esse paciente, pelo menos, deve entender o quanto ele quer ficar, o quanto ele quer projetar e avançar.
E isso aí. com ácido hialurônico, vai ajudar você a ter uma ideia. Então, por exemplo: se eu quero uma face mais ousada, eu vou colocar um pouco mais de ácido hialurônico, eu vou conseguir mostrar para esse profissional, o quanto eu gosto. E, a partir disso, o profissional vai conseguir entender que tipo de prótese mais atenderá à necessidade do paciente.

Então, isso vai ajudar muito o profissional a se guiar a qual tamanho ele irá projetar na sua face.

Eu sou Dr. Fábio Barroscirurgião dentista, especialista em harmonização orofacial.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário