Cirurgia de Bichectomia, envelhece ou não envelhece?
O tema de hoje é: cirurgia de bichectomia. A cirurgia de bichectomia, envelhece ou não envelhece?
Vocês já ouviram falar na cirurgia de bichectomia?
O que é bichectomia?
Bichectomia significa remoção da gordura da bola de bixat. A bola de bichat, ou bolsa adiposa de bichat é uma gordura que fica por trás do músculo bucinador, que é responsável pela sucção do leite materno. Em alguns pacientes ela é um pouco menor, e em outros pacientes ela é um pouco maior. E muita gente tem dúvida se essa cirurgia pode causar algum grau de envelhecimento no paciente. A minha resposta é: depende do paciente.
Avaliação do Paciente: Ponto Fundamental
É muito importante uma avaliação minuciosa desse paciente, entender esse paciente, avaliar o corpo desse paciente, saber se esse paciente está acima do peso, se está baixo do peso, e conseguir fazer uma análise, através dessa análise, a gente conseguir identificar se ele tem indicação ou não da cirurgia de bichectomia. Para você conseguir entender um pouco melhor, eu vou fazer uma ilustração para vocês.
Anatomia Facial e Bichectomia: Uma Visão Detalhada
A nossa Face é constituída por pele e, por baixo da pele, tem uma camada de gordura. Por trás dessa camada de gordura, há a camada muscular, e atrás da camada muscular, se encontra a bola de bixar, bem aqui, bem atrás desse músculo aqui, que é o músculo bucinador, que faz a sucção do peito da mãe pelo recém-nascido. Então, quando a gente remove a gordura da bola de bichat, que é uma incisão feita por dentro da boca, esse músculo vai entrar um pouco mais para dentro, causando um afinamento maior da Face. Se eu removo a gordura que está superficial, acabarei causando flacidez no paciente mas quando removo a gordura que está por trás desse músculo, não! Agora, um paciente que já é muito magro, eu não vou tirar nada desse paciente, eu não vou tirar nenhuma grama de gordura desse paciente. Então, se esse paciente não tem indicação, e nem esse músculo pode entrar para tentarmos criar mais afinamento.
Exemplos Práticos: Indicações e Contraindicações da Bichectomia
Eu vou mostrar para vocês dois exemplos diferentes de pacientes com indicação e paciente sem indicação, para vocês entenderem um pouco melhor. Reparem que esse é um paciente com a típica indicação de cirurgia de bichectomia. Ele é um paciente magro com IMC baixo, não tem gordura na região papada, tem todos os contornos preservados, ele tem realmente o excesso da gordura da região de bichectomia, que é a bochecha. Se a gente consegue afinar um pouco mais esse rosto, a gente cria uma entradinha nessa região e vai ficar com o rosto muito mais harmônico, muito mais angulado. Se a gente não remove a gordura dessa região, ao longo do envelhecimento dele, ele vai sofrer uma queda da face, pois a face dele é um pouco mais pesada então ele vai realmente envelhecer por não remover essa gordura.
No caso desse paciente, se você reparar, ele é um paciente magro, é um paciente que tem o rosto bem mais fino. Se eu removo a gordura nessa região aqui, ele realmente vai ficar com o rosto muito mais envelhecido, porque ele não tem excesso de gordura na região de bochecha. Então, ele é um paciente sem indicação alguma para realizar a cirurgia de bichectomia.
Os pacientes que eu acabei de mostrar, eles têm o mesmo peso, porém, um tem o rosto mas arredondado e o outro tem o rosto mais definido. Se eu removo a gordura da bola de bixar da face desse paciente que tem o rosto mais arredondado, eu tiro o peso dessa face, eu diminuo o peso dessa Face. Eu consigo criar mais definição para esse rosto, eu não causo envelhecimento.
Consequências da Não-Realização da Bichectomia
Se esse paciente não quiser realizar serviço de bichectomia, a tendência desse rosto mais arredondado é, com o tempo, sofrer uma queda maior. Então, no caso do paciente com rosto arredondado, ele tem Total indicação de realizar o procedimento. Já nesse paciente com rosto mais definido, ele não tem a menor indicação.
A Importância da Avaliação Corporal
E por que eu olho para o corpo desse paciente? Porque quando o paciente está com sobrepeso, ele não tem indicação de realizar a cirurgia bichectomia, porque a gente não sabe como é essa face quando Magro. Então, a gente só consegue fazer uma boa avaliação com o paciente no seu peso ideal e não acima do seu peso.
Conclusão: Procure um Profissional Habilitado
Então, antes do paciente querer se submeter a uma cirurgia de bichectomia, é muito importante de procurar um profissional habilitado, que possa dar a real indicação para esse paciente, para ele, de fato, não sofrer um envelhecimento antecipadamente.
Sou Dr. Fábio Barros, cirurgião dentista, especialista em harmonização orofacial.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!